ATUALIZADO: 18 de junho de 2018
A descrição bíblica de Elias desafiando os falsos profetas no Monte Carmelo foi o tema de uma lição gravada pelo apóstolo Joel Engel, em uma das suas viagens ao Oriente Médio. Na ocasião, Elias desafia os 450 profetas de Baal e os 400 profetas de Asera, em um tempo de crise extrema.
Segundo a Bíblia relata em 2 Reis 18.19, o profeta de Deus mandou reunir o povo e os falsos profetas no Carmelo, onde lançou um grade desafio, que provaria qual era o deus verdadeiro, se Baal e Asera ou o Deus de Israel. Todo o povo foi para aquele local para assistir ao confronto que ocorreria.
O Carmelo fica ao norte de Israel, junto do Mar Mediterrâneo e no local há uma estátua de Elias, provavelmente próximo do local onte havia um altar dedicado a Deus. Além das águas do mar, o Carmelo também é banhado por um rio chamado Quisom, tornando suas terras férteis.
Na época que Elias esteve no local, desafiando os falsos profetas, Israel estava divido e um déspota governava sobre o Reino do Norte, chamado Acabe. Esse homem casou-se com uma idólatra, chamada Jezabel, que implantou o culto aos falsos deuses e perseguiu os profetas do Senhor.
Por causa da idolatria em Israel, o profeta Elias orou para que não chovesse por 3 anos e meio, resultando na maior seca da história de Israel. Ao convocar o povo para o grande desafio que seria apresentado, Elias perguntou: “Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o” (1 Reis 18.21).
O apóstolo Joel Engel ensinou que após restaurar o altar, Elias curou a verdadeira adoração. Segundo o líder evangélico, Elias restaurou a adoração e levantou um povo para adorar ao Senhor, mesmo tendo passado por tantas perseguições.
“Ele restaura o altar, ele cura a verdadeira adoração. Ele restaura a adoração”, disse o apóstolo Joel Engel. “Elias simplesmente fez algo que poucos homens fizeram, ele levantou um povo para adorar a Deus”, continuou.
Para o apóstolo, os líderes evangélicos hoje precisam seguir este exemplo, levando o povo à verdadeira adoração. O presidente do Ministério Engel acredita que a missão dos pregadores só está completa quando eles levantam adoradores para o Senhor.
Assista: