Tocando o shofar: anunciando a Palavra de Deus

O instrumento feito de chifre de carneiro tem um significado profundo na cultura judaica.

FONTE: SHOFAR POST

ATUALIZADO: 16 de agosto de 2018

Shofar

A palavra “shofar” aparece pela primeira vez na Palavra de Deus em conexão com a manifestação divina, quando “a voz do shofar era por demais forte e todo o povo do acampamento tremeu” (Êxodo 19.16). Desde então, o toque do shofar passou a ter um simbolismo importante, representando a voz de Deus e a figura dos profetas como arautos do Eterno.

Essa expressão “voz de shofar” é a mesma usada pelo apóstolo João, na Ilha de Patmos, quando após ter sido arrebatado pelo Espírito Santo, ouviu a voz do Senhor como que o som de trombeta (shofar). Apocalipse 1.10, descreve: “Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta [shofar]” (grifo do autor).

O shofar é um instrumento de sopro, feito a partir do chifre de um carneiro, que passou a ser considerado uma trombeta para o povo de hebreu, sendo usado nas convocações do povo em ocasiões especiais. Quando tocado, o shofar ganha um significado importante nas festividades judaicas.

A Festa das Trombetas, que inicia o Ano Novo Civil, é uma das celebrações em que o toque do shofar tem grande significado. Ao tocar este instrumento, os judeus acreditam que estão declarando profeticamente tempos de vitórias, mudanças e promovendo decretos de prosperidade e crescimento espiritual.

Desta forma, o shofar também se refere à aceitação da Palavra de Deus e o compromisso que devemos ter com as Leis do Senhor. Isso porque a voz do Senhor ecoou no arraial dos hebreus como o som de um shofar, no episódio em que as Leis foram entregues a Moisés e o povo assumiu o compromisso de cumpri-las fielmente.

O ressoar do shofar chama o ouvinte para um despertar de toda a acomodação, convidando para um compromisso com o Reino dos Céus e um abandono das coisas terreais. É uma maneira pela qual somos despertados para as coisas eternas, abandonando aquilo que é superficial e sem importância para Deus.

Existem diversos momentos em que o shofar é tocado, segundo a tradição judaica, mas nenhum se compara ao Yom Kipur. Neste dia, segundo descreve a Palavra de Deus, é declarado a cada cinquenta anos o Ano do Jubileu.

Conforme está escrito em Levíticos 25.9, que diz: “Então, no mês sétimo, aos dez do mês, farás passar a trombeta do jubileu; no Dia da Expiação, fareis passar a trombeta por toda a vossa terra”.

Através deste toque, no Ano de Yovel (Jubileu), era anunciada a libertação dos escravos, restituição das posses e fim do sofrimento. Seu som, neste dia em especial, era aguardado com grande expectativa, pois representava um momento de grandes bênçãos da parte do Senhor.

Tocar o shofar, segundo a Palavra de Deus, representa uma ação profética. É a maneira pela qual podemos fazer decretos diante do Senhor, utilizando-se do toque deste instrumento para confirmar este decreto. Isso pode ser observado em diversas passagens bíblicas.

Quando o jejum, oração e arrependimento eram convocados, por exemplo, nós encontramos o toque do shofar como uma maneira de declarar aquela ação. Em Joel 2.1, diz: “Tocai o shofar em Sião, e clamai em alta voz no meu santo monte; tremam todos os moradores da terra, porque o Dia do Senhor vem, já está perto”.

É por isso que, ao usar a figura do shofar em nossas decisões, o apóstolo Paulo orienta que é preciso haver um preparo, de forma que o sonido não seja incerto. Ele utiliza este exemplo para explicar sobre a glossolalia no serviço cristão, ensinando que é preciso haver uma utilidade correta.

Isso está descrito em 1 Coríntios 14.8, que diz: “Porque, se o shofar der sonido incerto, quem se preparará para a batalha?” (1 Coríntios 14.8).

No livro de Ezequiel, capítulo 33, do versículo 1 ao versículo 6, o profeta declara que o shofar também deve ser usado para despertar o povo contra o ataque de um inimigo. Quando um profeta toca o shofar, ele pode estar chamando a atenção para que o adversário não tome aqueles que têm ao Senhor de surpresa.

Finalizado dizendo que, quando o shofar é tocado de maneira profética, após a entrega das ofertas, tempos de grandes bênçãos podem estar sendo declarados sobre a vida daqueles homem e mulheres que esperam no Senhor. Espere o som ressoar na tua vida e toda a tua história será transformada por Deus.

COMENTÁRIOS